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TRADUÇÃO: “QUATRO TÉCNICAS” — THE FARIA ONLINE
14, set
postado por Daniel Mesquita

Essa publicação se trata da tradução de um texto escrito por María Gabriela em seu blog oficial.

Com os anos eu descobri que com a escuridão e a perda há mais coisas a agradecer e repreender. É graças a elas que nós repensamos verdades que consideramos absolutas e maneiras de viver obsoletas. Minha escuridão vai e vem e graças ao que há sido um de seus destinos favoritos, eu descobri quatro técnicas infalíveis para voltar a casa, a mim mesma e escutar com mais clareza as mensagens que essa escuridão tem para mim. Aqui encontrarás quatro técnicas infalíveis que uso para voltar ao presente, escutar a mensagem que a escuridão e o medo tem para mim e limpar o caminho para que a escuridão volte a brilhar.

1. RESPIRAR.
Acaba que a qualidade de nossa respiração é a qualidade de nossa vida. Com a nossa respiração temos a capacidade de controlar nosso estado de ânimo e nossas emoções. Eu a uso para chegar à estados emocionais específicos quando estou atuando. Com nossa respiração enviamos mensagens ao nosso cérebro constantemente sobre nosso contexto. Quando nossa respiração não é consciente, geralmente nós seguramos, a apressamos e tiramos ela do ritmo, dizendo ao nosso cérebro que há perigo e que devemos nos proteger. Receita perfeita para a ansiedade. Nos fazermos conscientes de nossa respiração é a técnica mais fácil e efetiva que conheço então aqui vão duas ideias:

PRANAYAMA.
Prana: Energia Vital
Ayama: Expansão, manifestação e prolongação.
A prática de pranayama, portanto, é a prática da expansão do nosso próprio prana para que harmonize com o prana universal. Pranayama é o controle da respiração a nível físico e prana (energia vital) o controle a nível sutil. Isso é alcançado através da inalação consciente, a inspiração e a retenção da respiração junto a atenção centrada em alguma parte ou zona do corpo físico ou sutil, como o coração ou o sexto chakra (chamado >>terceiro olho<<) no centro da frente. Aqui vou ensinar a você duas técnicas muito simples para praticar Pranayma em qualquer momento do dia.

Respiração completa:
Fixe seus pés firmes no solo, ponha sua mão esquerda sobre seu coração e a direita sobre seu abdômen. Inicie respirações largas e profundas se assegurando de usar os três tipos de respiração: abdominal, torácica e clavicular.
Expire completamente todo o ar de seus pulmões empurrando seu abdômen o quanto puder e com sutileza até as suas costas.
Inspire lenta e profundamente preenchendo primeiro seu abdômen, seguindo com a expansão das costelas e finalizando com o levantamento das clavículas para terminar de encher os pulmões.
Sustente o ar por um momento e volte a expirar.
Repita isso por um minuto ou o tempo que seja necessário quantas vezes queira.


Respiração purificadora alternativa:
Os textos clássicos de Yoga recomendam a respiração alternativa como meio de purificação por excelência já que ao concentrar Prâna (energia vital) nos canais energéticos principais próximos a coluna vertebral, nós conseguimos chegar a um estado de paz ideal para a meditação.
A técnica consiste em inalar pela narina esquerda enquanto tampamos a narina direita com o polegar, inalar pela narina direita enquanto tampamos a narina esquerda com nosso dedo anelar, de novo pela narina direita enquanto respiramos pela esquerda, assim enquanto vamos usando todos os dedos de ambas as mãos.
Ao utilizar alternativamente as narinas, a energia vital circula nos canais energéticos que se correspondem com a narina esquerda e direita.
Essa técnica nos oferece um mundo de percepções sutis, nos ensina a distinguir as qualidades lua, no orifício nasal esquerdo, e as do sol, no orifício nasal direito para aproveitar ambas qualidades.

2. MEDITAR.
A meditação é nada mais do que o lugar onde você se encontra consigo mesmo.
A prática da meditação pode tomar muitas formas. Pode ser em reverência a um ser superior, pode ser praticada em grupo ou individual, pode ser feita por meio da vibração do som (mantras), encarando um ponto fixo ou simplesmente observando o silêncio ou, o mais comum de todos, observando os pensamentos irem e virem para que esse espaço entre um e outro se faça cada vez maior. Eu pratico distintos tipos de meditação dependendo do momento e da necessidade, mas aqui vou compartilhar as que mais utilizo.

Observar meus pensamentos:
Me sento com as pernas cruzadas no piso, sobre uma almofada para elevar meus quadris e enraizar meus joelhos ao piso mas você pode se sentar ou se encostar como quiser, tomando cuidado para que sua coluna esteja reta e que não hajam bloqueios na entrada e saída do ar.
Feche seus olhos e pratique a técnica de respiração completa que mencionei acima. Os pensamentos irão e virão como se quisessem se vingar de você. Não julgue eles, não aja sobre eles, não entretenha eles nem trate de afastá-los.
Observe-os sem opinião e deixo-os ir. Faça isso a quantidade de vezes que seja necessário. Acredite, vão ser muitíssimas e tudo bem. Comece fazendo por cinco minutos até que possa ir aumentando esse tempo. Use um timer ou alarme para que não tenha que estar olhando os segundos passar constantemente.

Mantras:
“No começo estava a palavra…” E não há técnica de criação e de materialização mais efetiva que a palavra. Somos o que pensamos e criamos o que decidimos. A ciência do mantra é o uso do som para afetar a consciência.
MAN: Mente
TRA: Sintonizar a vibração.
O mantra é a corrente de sons que sintoniza e controla a vibração mental e por sua vez modifica a matéria ao nosso redor. Os mantras estão em sânscrito, uma língua sagrada e antiga e suas “definições” não tem que ser tão racionais como é a nossa própria linguagem. Os mantras são feitos para desbloquear canais energéticos em nosso corpo físico e espiritual mediante ao som e ao movimento e contato de nossa língua com o resto da boca.

OM SHANTI OM:
OM: Acredita-se que é o som de toda a criação.
SHANTI: Paz
Então «om shanti om» nos ajuda a sintonizar a frequência da paz em nós mesmos enquanto ajudamos a sintonizar a toda criação com a mesma frequência.
Amo esse mantra porque foi o primeiro que conheci e isso o torna mais fácil e direto.
ON NAMO GURUDEV NAMO (Adi Mantra):
É o mantra com o qual iniciamos a prática de kundalini yoga e é um dos meus favoritos. É um mantra que serve para nos proteger e ao mesmo tempo nos conectar com a fonte máxima de sabedoria. Sua definição mais popular é “Me inclino sobre tudo o que existe. Eu me curvo sobre a divina sabedoria dentro do meu ser”. Esse mantra redefine por completo a energia dentro de nós e ao nosso redor. Ao cantar esse mantra encontramos o apoio de toda uma geração de yoguis que vieram antes de nós enquanto reforçamos a profundidade da sabedoria que se encontra dentro de nós mesmos.
Aqui deixo a vocês um link guia sobre como cantar esse mantra:

Sente-se em uma posição cômoda, feche os seus olhos e repita o mantra de sua preferência uma ou outra vez. A ideia é cantar esse mantra em voz alta com a ajuda de um Japa Mala (uma espécie de colar com 180 pepitas) 180 vezes usando as pepitas desse colar para te guiar. Se você não tem Japa Mala, não tem problema. Cantar mantras é para todos sem importar que tenha ou não as ferramentas “recomendadas”. Canta o mantra durante o tempo que quiser ou puder e sinta os efeitos que a vibração do som farão tanto dentro como fora de ti.

3. NATUREZA:
A técnica mais efetiva para muitos é sair e estar rodeado da natureza por uns minutos. Melhor ainda, caminhar descalço sobre a grama. Pesquisas vem demonstrado que caminhar descalço sobre a grama, enraizar-nos, ou que o eles chamam de “earthing”, pode produzir quase instantaneamente uma variedade de mudanças fisiológicas que nos ajudam a dormir melhor, reduzir a dor e o estresse mental enquanto relaxa a tensão muscular. Esses mesmos estudos vem demonstrado como a técnica de conectarmos fisicamente com a natureza desintoxica nosso corpo de frequências eletromagnéticas. Todos nós somos a natureza e é justamente nossa desconexão com ela, e portanto com nós mesmos, que a negação dessa verdade absoluta pode nos gerar desequilíbrios incalculáveis em nosso estado mental e físico.
Voltar às raízes, literalmente, é o melhor que podemos fazer por nós mesmos.

4. DANÇAR:
Já. Sem instruções. Escolha uma música e comece a dançar como quando era criança e nada te deixava triste. Mova a energia com euforia e sinta como com cada movimento vai caindo pedaços da escuridão, ansiedade, estagnação e medo. Sinta como sua pele respira vida nova.


Às vezes, praticar apenas uma dessas técnicas é o suficiente para mim. Outros dias, o barulho mental é tão grande, que necessito praticar todas, várias vezes. Não há maneira errada de encontrar o caminho de casa. Pratiquem-nas, me contem o que vocês acharam e compartilhem comigo suas próprias técnicas infalíveis de voltar para casa.

Traduzido pela equipe @DeFariaBrasil.

Confira a publicação original clicando aqui.